terça-feira, 13 de julho de 2010

MATÉRIA DO DIZER I

Um poema é um rosto, tapeçaria, fachada de edifício, obra em versos. Todas as coisas existem, poucas ganham existência e se destacam como obras de arte. SE. Se soubermos olhar, tudo é obra de arte... À falta de melhor explicação, Deus é o Criador do Universo! Cada coisa nos inspira, a sua presença, a sua simples existência, é revelação e dádiva.
Os poemas, das humanas obras, são das construções mais evidentes do desejo de perpetuar a matéria dum dizer.
O que é que se pede a um poema? Que nos pare... alimentando a nossa atenção, de forma a não nos ficarmos por um conteúdo. Ou seja, contrariamente a todas as outras obras, temos tendência a procurar dentro, sem bem chegarmos a olhar de fora.
Pessoa, no final duma vida dedicada à literatura, deixou um livro publicado. O que foi fazendo? Participações em revistas onde teorizou, analisou, criticou o fazer e o fenómeno poético. Criticado por amigos, por aparecer mais como crítico do que como poeta.
Fernando Pessoa deve ter desejado ensinar a ler o fenómeno poético indo na sua demanda, integrando-se nele, mostrando-se p_arte dele!
Pessoalmente, legou-me este desejo de compreender, desafiando a compreensão, do que seja o "outro" em que todo o autor se transforma para ser "ele mesmo" esse outro, ao qual tenta chegar: autor e leitor.
Entendo este artigo dessa forma, a história da página dum caderno onde escrevo, até a ter escrita. Um texto onde me entretenho a partilhar com o leitor (que também sou) uma visão da procura e recepção do fazer poético.
Se passa para a página seguinte, dum breve artigo passarei a um mais longo, duplo deste cujo suporte está a mudar. No caso, mudarei para a folha seguinte.

[Amanhã deixo II]

1 comentário:

  1. Na " Matéria de Dizer" dizes tudo! Olhar uma tapeçaria de dentro para fora, olhar o Universo
    num todo do Deus criador existente em nós. Fernando Pessoa deu-se aos outros antes de pensar em deixar um legado de escritos. Sendo tu um Gémeo como ele ( Génio)acredito que existem muitos pontos comuns na maneira de estar e pensar...mas quem sou eu para ter tal pensamento!? A tua escrita é fascinante, atrai e desperta o interesse do leitor. Adorei sinceramente. Bjito amigo

    ResponderEliminar